A origem da culinária libanesa

A culinária libanesa é um conjunto de pratos e costumes culinários dos habitantes do Líbano.

Esta cozinha é extraordinariamente diversa, e possui especialidades próprias, e adaptadas, dos diferentes países ao seu redor. Com alimentos frescos e saborosos, os libaneses adaptaram o melhor da cozinha turca e árabe, adereçando-lhe com um ar da culinária francesa. A história cultural do oriente médio ajudou a tornar a culinária libanesa uma das mais populares da região. De 1516 até 1918, outros povos influenciaram os hábitos alimentares dos libaneses.O domínio turco otomano na região trouxe uma variedade de comida que se tornou a base da culinária libanesa, como o azeite de oliva, pães, coalhada, vegetais recheados e muitas frutas secas.Os próprios libaneses, até pela localização geográfica, contribuíram para o enriquecimento dessa culinária absorvendo aspectos de outras culturas, o que deixa evidente que a culinária libanesa é uma fusão de várias culturas.



Como resultado, a culinária libanesa é a que mais se difundiu no ocidente. Até 1946, a França controlou o Líbano e introduziu vários pratos extremamente populares e muito consumidos como o pudim, a sobremesa de caramelo que data do século XIV e os pães folhados (croissants), que no Líbano são integrais. De acordo com a história libanesa, tribos antigas em suas jornadas pelo Oriente Médio carregavam consigo alimentos que não estragavam facilmente, como o arroz e tâmaras, que se tornaram alimentos importantes na culinária libanesa. A Comida libanesa é baseada no uso de inúmeras ervas, temperos, ingredientes frescos e não contam com molhos fortes. Menta, salsa, orégano, alho, pimenta da Jamaica, noz-moscada, são os temperos mais utilizados na elaboração dos pratos libaneses.

O Pão, amplamente consumido no Líbano, é servido com quase todos os pratos, sendo mais comumente o pão redondo e chato. É tão essencial na dieta libanesa que está relacionado com o significado da palavra “vida”.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura árabe?

2 visualizações

©2019 criado por Restaurante Cedro do Líbano.