Especiarias do Oriente

As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nos preparos das comidas. Algumas delas também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.


As principais e mais populares são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.

Confira as origens e benefícios das especiarias mais populares.


AÇAFRÃO: Bom para a memória, perda de peso e para o coração, o açafrão-da-terra (também conhecido como cúrcuma) é antidepressivo e previne o câncer e a artrite.


CANELA: É uma especiaria, obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, usado tanto em alimentos doces como em salgados.


Entre os benefícios são eles: combater as infeções das vias respiratórias, diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress, ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes e na digestão.


PIMENTA: Termogênico natural, essa iguaria de sabor marcante característico pode retardar o envelhecimento, diminuir as taxas de colesterol e até ajudar a prevenir o câncer. 


Consuma a pimenta junto ao açafrão-da-terra, pois ele também possui um principio ativo preventivo (mas pouco absorvível pelo nosso organismo e quando associamos a pimenta, garantimos essa absorção).


GENGIBRE: O gengibre é uma planta medicinal que possui sabor apimentado, que pode ser usado para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal.


O Gengibre serve para ajudar a emagrecer e também no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.


HORTELÃ: é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.


Além disso, esta planta é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, com propriedades antioxidantes e estimuladoras da imunidade.


ZA'ATAR: também zátar ou zaatar, é uma mistura de especiarias usada como condimento e originária do Oriente Médio, marcante na culinária Libanesa.


O za’atar é tradicionalmente uma mistura moída de tomilho, orégão, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal;  no entanto, nem todos estes ingredientes estão sempre presentes, enquanto que por vezes se adicionam outros, como cominho e coentro.

Esta mistura é boa para o cérebro e para a resistência do corpo.


Como antisséptico, cura para parasitas intestinais, para a constipação, a perda de apetite e a flatulência. Como pomada, aplicada nas frontes, o za'atar oil reduziria as dores de cabeça.

1,437 visualizações

©2019 criado por Restaurante Cedro do Líbano.